terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dor Torácica

As síndromes coronarianas agudas (SCA) fazem parte do espectro de apresentação da doença arterial coronariana (DAC), cuja prevalência é atualmente preocupante. As condições de vida hoje em dia favorecem muito o desenvolvimento da doença aterosclerótica, principal fator desencadeante da DAC.

A forma crônica da DAC, a angina estável, pode preceder uma SCA, mas, muitas vezes, os pacientes têm o episódio agudo como primeira manifestação. Os clínicos devem estar atentos, portanto, a todos os episódios de dor torácica que aparecem no pronto socorro.

Os protocolos de dor torácica foram divididos em dois, focando as duas apresentações de SCA: sem elevação do segmento ST (angina instável e infarto agudo do miocárdio sem supra de ST) e com elevação do segmento ST (infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST). Essa divisão é muito importante, uma vez que o tratamento para cada uma é diferente.

Os protocolos trazem as principais informações sobre o diagnóstico das duas condições, lembrando os diagnósticos diferenciais de dor torácica, que nem sempre é de causa cardíaca. Entre os diferencias estão condições graves como tromboembolismo pulmonar e aneurisma dissecante da aorta, que precisam ser prontamente diagnosticados e tratados, além de condições menos graves, como costocondrite e doença do refluxo.

Na abordagem inicial, o ECG é fundamental para o diagnóstico e deve ser realizado em, no máximo, 10 minutos em todos os pacientes.

Os protocolos trazem também os fluxogramas de atendimento para cada situação e as medicações que devem ser usadas inicialmente, com atenção especial para as indicações e contra-indicações para trombólise química em pacientes com infarto agudo do miocárdio com supra de ST.

Protocolo SCA sem Supra de ST

Protocolo SCA com Supra de ST

Leia de deixe sua opinião!

2 comentários:

  1. Olá pessoal,

    Continuem com esse trabalho na LUTCU, ele é muito importante!
    Os links dos protocolos, que vocês disponibilizaram, estão com problemas - eles não estão com permissão para todos abrirem no google docs!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo alerta Zé! Os links já estão abertos.

    Valeu!

    ResponderExcluir